“Isolamento social obriga empresas a acelerarem o processo de Transformação Digital”

O mundo vive seu momento mais delicado nos últimos cem anos devido á pandemia de Covid-19, fazendo com que o mundo inteiro remodelasse sua forma de viver. O isolamento imposto para evitar que a doença se espalhasse alterou também as relações de trabalho. Se antes a importância do processo de Transformação Digital já não podia ser negada, agora, com a pandemia, ela se torna quase inevitável.

O trabalho remoto, ou home office, por exemplo, cresceu consideravelmente devido ao surto da doença. Segundo levantamento da Betania Tanure Associados, 43% das empresas brasileiras aderiram o modelo de trabalho a distância durante a quarentena. Nesse sentido, empresas que já estavam passando pelo processo de Transformação Digital antes da pandemia saem na frente na hora de se adaptar a esse novo mundo.

Ana Paula da Silveira, que ocupa o cargo de Transformação Digital na Valor Logística Integrada (VLI), conta como o processo que já vinha sendo desenvolvido facilitou a adaptação ao período de isolamento: “Já estávamos trabalhando nesse processo de Transformação Digital há um pouco mais de dois anos e uma das ações que focamos muito nesses últimos anos foi exatamente as ações de conscientização e de conhecimento sobre o que chamamos de Transformação Digital, de mudança de processo, mudança de mentalidade. Isso tem se mostrado fundamental para que essa mudança no modelo de trabalho seja menos custosa.”

Segundo o Coordenador do curso de Transformação Digital do Ietec, Ângelo José Albino Braga, para promover a mudança é necessário atenção em múltiplas frentes: “A primeira mudança é o mindset, pois a forma de enxergar processos, procedimentos, abordagem e relacionamento com o cliente passam por uma mudança. A segunda é que junto com a Transformação Digital, vem um aparato de novas tecnologias tais como Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning, Internet das coisas, entre outras. Portanto o profissional que deseja entrar no mundo da TD precisa estar atento a mudança comportamental, organizacional e tecnológica.”

Na pesquisa da Betania Tanure, 45% dos entrevistados afirmaram que estão enfrentando problemas para gerenciar suas equipes remotamente. Se muitas empresas estão enfrentando problemas para que seus talentos humanos se adaptem a uma cultura mais autônoma, quem já estava acostumado não vê dificuldades já que vinham sendo preparados para exercer seu trabalho nessa situação.

Outra grande dificuldade enfrentada pelos executivos é a necessidade de digitização dos processos. A falta de estrutura acaba acarretando em problemas que impossibilitam que setores das empresas possam trabalhar remotamente. Segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados enxergam a necessidade de aplicar o trabalho à distância a todos os níveis da organização como um desafio.

Ana Paula, que também é ex-aluna da Pós-Graduação em Transformação Digital do Ietec, afirma que esse trabalho já vinha sendo desenvolvido na VLI: “Nós trabalhamos muito vigorosamente em iniciativas de revisão de processos, novas tecnologias, no como fazíamos e como poderíamos nos adaptar para sermos uma empresa mais digital. O que está acontecendo só mostra que a Transformação Digital é mesmo inevitável e vai ditar as empresas que vão sobreviver. Agora temos uma prova irrefutável que a realidade é mesmo essa”.

Para Ângelo, a tendência é que as mudanças promovidas durante a pandemia perdurem: “Após a pandemia, mesmo que as empresas voltem a operar no seu modelo anterior, haverá uma tendência dela manter também a operação no novo modelo transformado. No caso específico do Brasil algumas tecnologias precisam evoluir com maior velocidade para facilitar o processo. Os desafios existem, porém os benefícios que obtemos com a transformação digital são imensos e creio que a sociedade como um todo após experimentar essas tecnologias durante a pandemia não desejará fazer um retrocesso a alguns modelos de negócios antes da pandemia”.
Para superar os desafios da Transformação Digital, é preciso estar preparado para desenvolver e propor novas ações que levem sua empresa ao progresso. A Pós-Graduação em Transformação Digital do Ietec capacita você para enfrentar desde a mudança de mindset até os desafios da utilização de novas tecnologias: https://iet.ec/351At0k