Falar em transformação digital nos dias atuais pode parecer redundante. É inevitável notar ela agindo em nossas vidas, seja você uma pessoa física ou empresa. Mas você sabia que por aí ainda tem quem não aproveita os benefícios dessa revolução?

Vamos fazer um exercício. Pensa em como você mantém contato com as pessoas, paga suas contas, realiza as suas compras, mantém-se atualizado e informado e registra seus momentos.

Na sua cabeça, com certeza, passou web, aplicativos de relacionamento, de bancos, mídias sociais, TV, rádio e smartphones. Agora, imagina que os responsáveis por essas criações e investimentos não tivessem atentado a esses indícios de mudança. Seu dia-a-dia seria totalmente diferente, não é?!

Transformação Digital é um processo em que as empresas colocam a tecnologia como base estrutural da sua melhora de desempenho e resultado. Não há mais possibilidades de fechar os olhos, a transformação digital está acontecendo agora. As empresas que não se adaptarem a ela ficarão para trás.

Não importa o seu ramo empresarial, transformação digital é fator decisivo para alavancar seus negócios.

Em 2019 haverá 420 milhões de dispositivos digitais no Brasil, incluindo computadores, smartphones, notebooks e tablets, sendo equivalente a dois dispositivos por pessoa. É o que aponta a 30ª pesquisa anual do uso de TI nas empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas.

Quanto ao uso de celulares, o Brasil é o 5º país em ranking de uso desse aparelho no mundo. O relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela App Annie, apontou que em 2018 os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular.  Esse tempo cresceu 50% em comparação com 2016. Redes sociais receberam 50% do tempo gasto, enquanto os aplicativos móveis totalizaram mais de 200 bilhões de downloads.

Esses números demonstram como a sociedade hoje necessita de rapidez para chegar a uma solução eficaz. E, como foi dito, transformação digital não se trata apenas de possibilitar uma melhor experiência para o cliente.

 Afinal, o que é Transformação Digital?

Para não parecer vago e genérico, tentaremos simplificar e explicar os passos para realizar uma transformação digital.

Transformação digital não se trata apenas de usos de dispositivos digitais como o smartphone, por exemplo. Aplicativos de táxi, delivery, bancos, entre outros, são apenas um novo uso do mundo digital.

A transformação digital precisa contemplar três dimensões: individual, empresarial e social. E como começar? Os dois primeiros passos é digitalizar e digitizar. Essas duas palavras não se tratam da mesma coisa, e a segunda é algo relativamente novo, que não se encontra em alguns dicionários.

Digitalizar é algo que provavelmente você já sabe, é tornar documentos físicos em digitais. Digitizar é considerado por muitos o coração da transformação digital.

Digitizar é transformar os negócios em digital. Não se trata apenas de tornar o físico em digital, mas sim de converter toda a estrutura da empresa a serviço da tecnologia, alterando valores, processos e estratégias de negócios.

Não se engane, não é possível realizar todo esse processo sem se especializar. Empresas que nasceram na era da Indústria 4.0 podem encontrar mais facilidades, em comparação com empresas mais antigas, para conseguir destaque dentro desse contexto.

Mas isso não quer dizer que não há especialistas nessas organizações “novatas”. Tanto as empresas que necessitaram passar por uma nova roupagem, quanto as que já nasceram na era digital, precisam de especialistas em transformação digital.

Veja também, no vídeo Carreiras e Mercado, a explicação do coordenador da pós-graduação em Transformação Digital do Ietec, Fernando Zaidan, sobre esse processo.

E você, já está preparado para a Transformação Digital? Conheça a pós-graduação do Ietec.