Segundo pesquisa feita de forma conjunta pelas agências de consultoria e pesquisa Glue, Exec, Talengo e Panorama, as empresas brasileiras estão acelerando o processo de Transformação Digital no Brasil. Dos executivos entrevistados, 85% afirmaram que suas companhias estão atualmente passando pela transformação.

Para sobreviverem à revolução, as empresas que não nasceram nessa era iniciaram um processo de adequação tecnológica. “Entramos em uma sociedade 5.0, aportada pela inovação, representando uma nova visão com o objetivo de resolver questões antigas através das evoluções tecnológicas”, explica o professor da Pós-graduação em Transformação Digital do Ietec, Fernando Zaidan.

Transformar a cultura empresarial é imprescindível na Transformação Digital. “A resistência à mudança e o medo de substituição do homem pela máquina ainda são os principais desafios enfrentados no processo”, identifica Mauro Baleeiro, engenheiro civil pós-graduado em Transformação Digital pelo Ietec. Ele ressalta que apesar dos obstáculos, o processo trouxe ganhos de eficiência, de tempo e otimização dos custos para a Tabocas Participações Empreendimentos, onde ele atua como assessor da presidência.

Segundo Mauro, na Tabocas já estão operando com modelo híbrido on premise e nuvem pública, com opções SaaS (Software como Serviço), onde os arquivos podem ser acessados remotamente por qualquer dispositivo, e IaaS (Infraestrutura como Serviço), onde se contrata uma infraestrutura de TI que é paga de forma proporcional ao seu uso. E há planos de seguir expandindo e descentralizando o ERP, o sistema integrado de gestão empresarial, da empresa.

A área de Recursos Humanos tem uma função crucial como facilitadora da construção da transformação digital dentro da empresa. “O maior desafio do RH nesse processo é garantir que a transformação digital seja bem implementada. Para isso, é fundamental investir na capacitação da equipe nesse novo modelo de trabalho”, explica Silmara Pereira, Gestora de Carreiras do Ietec.

Capacitação é fundamental na Transformação Digital

Para Baleeiro, a qualificação é um pilar importante para integrar pessoas, processos e sistemas. “Estar capacitado é fundamental para compreender a dinâmica do processo de Transformação, conhecer as melhores estratégias e fazer as escolhas certas”, afirma.

Para empresas que querem investir na qualificação de seus profissionais e se destacarem nesse novo cenário, o Ietec oferece a Pós-graduação em Transformação Digital. “Nosso curso proporciona aos participantes as habilidades necessárias para atuarem de forma eficaz neste processo, facilitando a execução e implementação dos objetivos de negócios em ambientes empresariais, com soluções competitivas e inovadoras”, detalha Fernando Zaidan.