Já sabemos que o setor industrial e o mercado de trabalho em geral passam por um novo processo de revolução para se adaptar às novas tecnologias e à digitização das demandas dos clientes. Não são poucos os restaurantes que atuam somente em entregas por delivery, sem possuir estrutura física para atendimentos, por exemplo, e a cada dia novos modelos de negócio surgem com atuação já pensada para o meio digital.

Nesse contexto de Transformação Digital, remodelar antigos negócios para sobrevivência da empresa já é uma realidade em nosso cenário econômico. Mas quem pensa em uma consolidação da marca e da empresa precisa também se planejar para enfrentar os desafios que surgirão em um futuro próximo. Pensando nisso, o Ietec preparou uma lista de medidas a serem implantadas pelas organizações visando se preparar para as tendências.

Estimule seus funcionários

O cenário mutável no qual estamos inseridos demanda muita resiliência das lideranças e do quadro de funcionários.  Para prepará-los para enfrentar os desafios que acompanham a Transformação Digital, é essencial que se estimule a constante atualização dos conhecimentos e capacitações.

Promover uma cultura que instigue o aprendizado, além de estimular a proatividade e criatividade em frente aos empecilhos, também é a melhor forma de acompanhar as constantes inovações da Indústria 4.0. Dificilmente alguma profissão conseguirá seguir sem ser impactada pela transformação digital e atuar para desenvolver os funcionários de hoje pode, se lapidados de forma apropriada, convertê-los em grandes líderes fieis e identificados com a organização.

Automatize trabalhos de menor importância

Implante ou aprimore um sistema de IA que possibilite que trabalhos que não dependam diretamente da atuação humana sejam responsabilidades exclusivas de robôs. Isso agiliza as demandas da linha de trabalho e também impede que seu material humano seja sobrecarregado com tarefas banais ou irrelevantes, possibilitando que os funcionários possam ser designados a ocupações mais atrativas para ambas as partes. Alcançar esses objetivos é de suma importância para alcançar sucesso no processo de Transformação Digital.

Além disso, as experiências com clientes também são otimizadas, já que a resposta instantânea da interação com a IA facilita o atendimento para eles.

Prepare sua equipe para as tendências

Mas só automatizar os processos possíveis não é suficiente. É preciso que as lideranças assumam a responsabilidade de preparar a equipe para lidar com as habilidades do futuro. Dessa maneira, os funcionários poderão alavancar seus talentos e organizar suas carreiras em consonância com a tecnologia tão presente nesses tempos de Transformação Digital.

Investir tempo e dinheiro para capacitar os recursos humanos da empresa é inestimável para, no futuro, enfrentar as novas inovações de maneira mais tranquila.

Veja mais na entrevista com o Coordenador Técnico da pós-graduação em Transformação Digital do Ietec, Fernando Zaidan:

Quer se especializar nessa área? Então não deixe de conhecer a nossa pós-graduação em Transformação Digital!