RESUMO\
Analisando o cenário atual no mundo corporativo, onde cada vez mais as organizações precisam se preocupar com a excelência de seus serviços e produtos, criou-se a necessidade de aprimorar e capacitar as equipes e produtos das empresas para conseguir competir no mercado de disputas acirradas. Com isso as organizações começaram a tratar com mais cuidado seus processos, sejam eles internos ou externos, afim de que estejam bem definidos e alinhados a estratégia da empresa. O conteúdo deste artigo tem como base de conhecimento a metodologia BPM (Business Process Management).

INTRODUÇÃO

Para que as organizações se mantenham competitivas no mercado o termo Melhoria Continua deverá ser bem trabalhado internamente. Desta forma a necessidade de conhecer melhor os processos organizacionais e melhorá-los se tornam fundamentais para o crescimento do negocio. Este artigo tem como objetivo apresentar um pouco dos conceitos e estratégias necessários para gerenciar os processos de negócio. Através do gerenciamento de processos de negócio as empresas terão seus processos otimizados e bem definidos, trabalhando de ponta-a-ponta, e agregando valor ao cliente. Hoje com a disposição dos mais variados modelos, métodos e processos de gestão, algumas empresas tem conseguido alcançar os principais motivos que são: manter crescimento, reduzir gastos e aumentar lucros.

As organizações que conseguem alcançar suas metas e objetivos em geral são as que possuem processos internos e externos bem definidos, estão sempre em constante mudança organizacional e se adaptam rapidamente a elas, geralmente possuem uma ótima estrutura de TI alinhada ao seu processo de negócio.

Uma boa definição para o termo “negócio” é dada pelo guia CBOK (2009): “Negócio se refere a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades de entrega de valor a clientes e gerar retorno de investimento a partes interessadas.”

O guia CBOK (2009) também indica que é necessário compreender o significado de processo de negócio. Nesse contexto, um “processo” é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas. Os processos são disparados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem conduzir ao término do processo ou a transferência de controle para outro processo. Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas que solucionam uma questão específica. No contexto do gerenciamento de processos de negócio, um “processo de negócio” é definido como um trabalho ponta-a-ponta que entrega valor aos clientes. A noção de trabalho ponta-a-ponta é chave, pois envolve todo o trabalho cruzando limites funcionais necessários para entregar valor aos clientes.

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