ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO X ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL: Para atender plenamente a necessidade de produtividade, competitividade e, consequentemente, da lucratividade das empresas, hoje, uma necessidade muito necessária e amplamente disseminado pelos blocos geoeconômicos, muitas organizações estão buscando o entendimento e a integração de seus processos industriais, de forma consistente e com visão da integração e do futuro.

Assim, os processos de Manutenção e Engenharia Industrial passam a ser determinantes para o sucesso do negócio.

A necessidade começa pelo entendimento que “manutenção é dinheiro e precisa dar lucro” e, desta forma, necessita estar total e integralmente ligado aos demais processos da organização.

A Engenharia e Gestão Industrial são a ciência que visa dotar de conhecimentos sobre os princípios, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento e gestão dos processos industriais com ênfase na integração entre o planejamento e a gestão da rotina de vários departamentos produtivos e áreas de apoio.

Na evolução tecnológica e na gestão das pessoas, direcionando o foco para o planejamento e controle da produção e manutenção, o aumento da produtividade através dos processos, o aperfeiçoamento dos custos e a melhoria contínua, apoiando-se para tudo isso no Lean Manufacturing e na gestão dos gargalos.

Os cursos de Engenharia de Manutenção e Gestão Industrial se complementam e buscam habilitar os participantes a atuarem sobre o projeto do trabalho e a qualidade nos processos produtivos, tornando a empresa mais assertiva e sua permanência nos cenários produtivos ao longo do tempo. 

Por isso, é muito interessante que o aluno da Engenharia de Manutenção adquira também os conhecimentos, entendimentos e faça uma gestão mais assertiva nas atividades do dia a dia dentro da organização, mantendo, inclusive, a sua empregabilidade e adquirindo maior visibilidade no mercado.

Quer saber mais sobre os cursos Engenharia de Manutenção e Gestão Industrial?

Acesse e confira:
www.ietec.com.br/cursos/pos-graduacao-ead

Autor: Arildo Rodrigues
Coordenador dos Cursos de Engenharia de Manutenção e Engenharia e Gestão Industrial do Ietec.