São Paulo, março de 2019 – Em agosto de 2020, entrará em vigor a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados – 13.709/2018 / MP n° 869)). E muitas empresas brasileiras estão preocupadas com a proteção de dados de seus clientes. Em muitos casos, se o fornecedor não dispor de um sistema protetivo de informações, o negócio já não é fechado. 

Recentemente, tive a oportunidade de me reunir com um amigo profissional. Ele me contou que numa recente visita, realizada na empresa onde trabalha, os futuros clientes logo de início o questionaram sobre como protegiam as informações dos clientes e se existiam sistemas tecnológicos, políticas e procedimentos para atender às normas atuais e a futura lei geral de proteção de dados. Eles bateram muito nesta tecla e ressaltaram que este tópico era de grande importância e fator decisório para contratação, principalmente porque parte do negócio deles continha alguns itens de capital intelectual, ou seja, de grande valor e que demanda anos para construir.

Pode parecer exagero, mas essa é uma tendência para os próximos anos. As empresas fecharão negócios somente com companhias que protegerem não só suas informações como as de seus clientes e de seus  fornecedores.

Está nítido que a lei será levada a sério, principalmente porque a multa para quem não respeitar será pesada, ou seja, entre 2% do faturamento a R$ 50 milhões por infração.

Confira algumas dicas abaixo:

  • Elaborar políticas e procedimentos como uso aceitável para senhas, e-mails, internet, equipamentos e sistemas.
  • Treinar os colaboradores internos e externos. É fortemente recomendável treinar a liderança, funcionários e terceiros de acordo com as práticas de segurança da empresa.
  • Proteger computadores e redes com firewall, antivírus entre outros.
  • Controlar o que e quem acessa cada informação.
  • Manter todos os sistemas atualizados de acordo com as especificações dos fabricantes.
  • Consulte a innovativa – www.innovativa.com.br

Artigo escrito por: Marcos Gomes, executivo de TI e Segurança da Informação na innovativa Executivos Associados

 

Imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio”>Negócio foto criado por onlyyouqj – br.freepik.com</a>