Você é um profissional atento a questões voltadas à sustentabilidade na empresa? Antes de pensar na resposta, tenha certeza de que sua ideia acerca desse conceito está alinhada ao que sustentabilidade realmente representa em uma organização. Apesar de, comumente, estar associada a assuntos ligados ao meio ambiente, ela não se esgota aí.

Para garantir a sustentabilidade, é preciso considerar as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável, de maneira integrada. Essas três dimensões formam o tripé da sustentabilidade, sem o qual não é possível pensar em ações que visem a uma postura com esse viés.

Nesse âmbito, ser um profissional preocupado com a sustentabilidade na empresa tem a ver com o seu olhar sobre o tripé e sua postura com base nisso. Assim, contam sua ética profissional, transparência nas ações, respeito à diversidade e como você contribui para criar um ambiente de respeito ao meio. Por vezes, são pequenas condutas que causam impactos significativos, inclusive na forma de como a organização passa a ver você.

Se você é um profissional ligado a essas questões e busca maneiras de como implementar a sustentabilidade no empreendimento, isso contará, também, para que se destaque no mercado. E para que você saiba mais sobre o tema, preparamos este atrigo. Continue a leitura e aprenda como aplicar a sustentabilidade em seu negócio e, assim, ser um profissional diferenciado.

Por que a sustentabilidade é importante para o negócio?

Empresas sustentáveis adotam posturas e realizam ações em busca do equilíbrio das dimensões econômicas, sociais e ambientais. Nesse âmbito, são adotadas medidas que vão da reciclagem de material de escritório ao não envolvimento em negócios em que haja indícios de corrupção.

Com isso, a empresa que pretende ser reconhecida como sustentável, precisa trabalhar em seus colaboradores uma série de valores que se transformem em ações diárias em busca do tripé da sustentabilidade. Como se pôde perceber, o trabalho é grande, mas os resultados são recompensadores.

Uma organização sustentável tem, inclusive, valorização ante os investidores, com reflexos positivos na bolsas de valores. Além disso, os consumidores também passam a ter um novo olhar sobre a marca quando os princípios da sustentabilidade fazem parte dela. Temos, então, duas razões importantes para que a sustentabilidade na empresa seja um ponto em que o profissional deve investir em conhecer e fomentar.

Ser sustentável também colabora para a redução dos gastos na empresa, que pode ser feita por meio de reciclagem do material usado no escritório, redução no uso de energia, reutilização da água, entre outras medidas. Com isso, você não só economiza, mas contribui para a preservação do meio ambiente e a construção de um planeta melhor para as gerações futuras.

Vale mencionar, ainda, que trabalhar em uma empresa sustentável, em geral, é razão de orgulho para os colaboradores. Com isso, eles tendem a trabalhar com maior satisfação e ficar mais produtivos.

Qual é a importância de ser um profissional preocupado com a sustentabilidade?

Agir em favor da sustentabilidade na empresa em que você trabalha pode ser um marco na sua carreira. Ainda que a organização não tenha esse princípio como um dos seus valores, ser um profissional sustentável fará com que você se destaque entre os demais.

Um profissional que pauta suas ações nos princípios da sustentabilidade, terá condutas condizentes, como mencionamos na introdução. Com isso, ele cria um ambiente de trabalho, para si e seu grupo, respeitoso e propício ao desenvolvimento das atividades e à produtividade, pois conflitos e competições são minimizados e adequadamente resolvidos. Ele, ainda, favorece a alta performance da equipe e a maior satisfação dos colegas com o trabalho, o que reduz, inclusive, a taxa de turnover da empresa.

 Além disso, esse profissional demonstra ter coragem, paixão e resiliência para implementar as mudanças necessárias e agir de maneira proativa e positiva para o desenvolvimento da organização. Somado à capacidade de boa leitura de cenário, empatia e sinergia, profissionais sustentáveis são aptos a agirem em prol das inovações que a atual realidade exige, sempre com foco em não causar danos ambientais, reparando-os quando forem inevitáveis.

Dessa forma, não é por menos que esse profissional tenha destaque no mercado de trabalho. Pois agrega uma série de características fundamentais para posições importantes em grandes empresas.

Como agir para implementar a sustentabilidade na empresa?

Agora que você já sabe qual é a importância da sustentabilidade para um negócio, bem como as vantagens de ser um profissional sustentável, pode começar a agir para se transformar em um.

Nesse caso, implementar algumas ações em seu ambiente de trabalho vai ajudar muito. E não precisa pensar em grandes feitos, a sustentabilidade começa nos pequenos atos. Confira!

Adote uma caneca

Propor acabar com a utilização de copos plásticos no ambiente de trabalho é uma iniciativa simples e impactante. Pense em quantos copos plásticos cada funcionário usa por dia; agora pense em um ano. Se você fomentar campanhas como “adote uma caneca”, que estimulem o uso de copos de vidro e afins, logo perceberá o impacto financeiro e ecológico dessa medida.

Gentileza gera gentileza

Com a correria e a pressão do dia a dia, por vezes os colaboradores não percebem o quanto são ríspidos no trato com a equipe. E isso, somado às metas por bater, pode colaborar para um clima negativo no grupo. Incentivar atos de gentileza ou estimular que cada um tome consciência de suas pequenas ações (e das consequências delas) contribuirá para a melhoria dos relacionamentos interpessoais — o que impactará positivamente nos resultados de toda a equipe.

Menos papel

Por mais que a tecnologia tenha atenuado o uso do papel, ainda geramos uma quantidade enorme de materiais impressos em ambientes corporativos. Incentivar medidas que diminuam a necessidade de impressão, fomentam a prática da digitalização no lugar das cópias e criam procedimentos internos que excluam a indispensabilidade do papel pode gerar economia e produtividade. Vale a pena investir em uma campanha por menos papel na empresa.

Respeito à diversidade

Às vezes, sem intenção de ofensa, acabamos desrespeitando algum colega que pertença a determinado grupo específico — étnico, religioso, social, entre outros — com comentários ou mesmo brincadeiras. Nesses casos, é comum não nos darmos conta do quanto o outro pode se sentir magoado com isso e até ter seu desempenho na empresa prejudicado.

Em razão disso, investir em ações que minimizem ou acabem com esse tipo de situação só tem benefícios. Afinal, o respeito à diversidade também colabora para um clima organizacional melhor.

Com ações como essas, você já começa a implementar a sustentabilidade na empresa, o que trará uma série de vantagens, além da oportunidade de trilhar um caminho único e diferenciado como profissional. Assim, certamente você fará a diferença para a organização em que atua e na vida daqueles com quem trabalha.

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade, como implementá-la em seu negócio e o valor que tem um profissional sustentável no mercado de trabalho, que tal se informar um pouco mais sobre o tema? Para ficar sempre atualizado, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, no YouTube, no Instagram e no LinkedIn.