Motivação é a razão que nos leva a agir, que nos impulsiona e guia nossas ações para o atingimento de determinado objetivo. Ela está em todas as áreas de nossas vidas, sobretudo em nosso trabalho. Nele, precisamos pensar na nossa motivação e na de nosso time, afinal, motivar a equipe pode ser a chave para melhores resultados.

Para que você consiga motivar a equipe, é importante entender o que move cada um de seus colaboradores. Você pode se surpreender ao constatar que o salário não é o que faz, usualmente, a maioria deles levantar todo dia para o trabalho. Alguns são movidos pela busca de qualidade de vida, outros por bons resultados e realização profissional ou motivos que você antes nem imaginaria.

Descobrir e considerar essas razões vai ajudar a planejar a melhor estratégia para motivar a sua equipe. Com isso, você terá um time mais engajado, que estará mais bem-preparado para enfrentar as situações de pressão, disposto a lidar com os desafios diários que a empresa proporciona no atingimento de metas e ativo no cumprimento da missão e dos valores institucionais.

E para saber como fazer isso, preparamos este artigo. Aqui, você vai encontrar 6 dicas de como agir para motivar a equipe e ter sucesso nos resultados. Com isso todos ganham: você, seu time e a empresa. Continue a leitura e confira!

1. Aprenda a ouvir

Para que você conheça o que motiva sua equipe e consiga realizar o melhor trabalho possível com ela, é importante desenvolver o poder da audição e realmente saiba ouvi-los. Um colaborador, ao perceber que é ouvido por seu gestor, naturalmente se sente importante em seu time. Com isso, ele passa a se engajar mais no cumprimento de suas tarefas.

Além disso, a partir das informações que você passa a ter simplesmente por prestar atenção em seu time, é possível fazer agrupamentos mais produtivos de seus colaboradores a depender da meta a ser atingida e a estruturar um fluxo de trabalho mais eficiente. Sem contar na resolução de problemas, que é facilitada quando mais de uma pessoa se dedica a ela, afinal mais mentes pensando na solução produz melhores resultados que uma só.

2. Valorize os feedbacks da equipe

Ainda na ideia da dica anterior, ouvir seu time também inclui valorizar o feedback dado por ele. Se a equipe demonstra que você está sendo pouco eficiente ou duro demais na tomada de decisões, vale considerar essas informações e fazer uma análise de sua postura a partir delas.

De repente, é o momento de repensar sua postura e ajustar seu comportamento diante do grupo. Isso, certamente, motivará a equipe, pois ela sentirá que teve sua voz valorizada por seu gestor.

3. Seja um exemplo

Ao acolher o feedback do seu time e mudar sua postura, você demonstra que um bom líder deve ter a capacidade de se ajustar à situação para gerar melhores resultados para o grupo. Isso é uma atitude que a equipe deve ter como exemplo a seguir, e, assim, você motiva pelo exemplo.

Outras atitudes podem servir de inspiração para sua equipe, como sua cordialidade no trato com cada colaborador, a forma de lidar com situações de grande pressão, a maneira de delegar tarefas, sua reação às ordens superiores — essas e outras ações refletem em seu time e resultam em maior ou menor engajamento. Isso é importantíssimo para considerar como agir em sua rotina de trabalho, afinal a motivação da equipe também é feita em detalhes que, às vezes, você nem percebe.

Por isso, mantenha uma atitude positiva, seja cordial e sensato, e tenha sempre em mente que você é o exemplo para sua equipe de trabalho.

4. Reconheça os esforços do time

Como profissional, e gestor sensato, nada melhor do que reconhecer o empenho e bons resultados daqueles que o fizeram. Até porque, às vezes, tudo que um colaborador precisa para ficar ou se manter motivado é ter seu trabalho reconhecido por seus superiores.

Sendo assim, um elogio, em incentivo a quem atingiu as metas, ou recompensas — se possível —, pelo trabalho bem-executado, podem ser atitudes para motivar a equipe. Por vezes, um gesto simples pode gerar resultados expressivos para o desempenho de seu time.

5. Desafie a equipe

Apesar de todo o empenho, por vezes a equipe entra em ritmo de estagnação. Nesse momento, que tal promover um desafio para motivar a todos? Isso renova a energia e movimenta o grupo.

Às vezes, o time precisa de novos desafios para se manter motivado, pois isso estimula a busca por novos conhecimentos, o desenvolvimento de novas soluções e ferramentas e novas formas de pensar antigos problemas. Assim todos saem ganhando, pois se mantêm em movimento e renovação.

Dessa forma, estabelecer novas metas, propor problemas a serem solucionados, integrar a equipe com outros setores para o desenvolvimento de tarefas específicas ou realizar novos agrupamentos dentro do time para atividades pontuais podem ser formas de estimular e motivar sua equipe.

Até mesmo encontrar maneiras de ser mais produtivo e otimizar resultados pode ser um desafio a se propor à sua equipe. O importante é estar sempre em movimento, atento aos ciclos de estagnação para que esses não impactem de forma significativa na motivação e no rendimento de seu time.

6. Seja presente

Para que todas as dicas anteriores surtam efeito, e você consiga motivar sua equipe de forma efetiva e eficaz, é fundamental que você esteja sempre presente. Pouco ou nada adianta delegar tarefas e manter contato a maior parte do tempo com seu time via ferramentas eletrônicas. Isso, além de não impactar na motivação, dará a você uma falsa sensação de liderança e de estar realizando suas atividades gerenciais.

Para que você seja de fato um líder é preciso estar presente. Assim, faça reuniões periódicas com o grupo, dê feedbacks constantes — e os receba —, acompanhe o desenvolvimento de cada tarefa delegada, delegue sem receios e ponha em prática cada uma das dicas aqui apresentadas.

Estando presente, você terá condições de realizar os ajustes necessários no grupo para que as metas institucionais sejam alcançadas e os resultados, os melhores possíveis. Com isso, mais uma vez ganham você e o seu time. Além disso, por acompanhar de perto as atividades do grupo, terá condições de prestar contas para seus superiores sobre desempenho, se assim for preciso.

Por estar próximo a seus colaboradores, o relacionamento entre vocês será de maior respeito e confiança, o que certamente refletirá na motivação da equipe. Assim, ser presente só apresenta vantagens em relação à gestão de seu time.

Portanto, motivar a equipe é também uma questão de como você se posiciona como líder, por isso não deixe de investir no desenvolvimento de suas habilidades de liderança para alcançar os melhores resultados de seu time.

Quer ter acesso a mais conteúdos com este? Então, curta nossa página no Facebook. Vamos lá!