Você tem o propósito de ser um profissional referência na área em que atua? Provavelmente, sim, não é? Isso porque sabemos que nos dias atuais, ser bom nem sempre é o suficiente para nos levar aos patamares que almejamos em nossa vida profissional.

E o nível de exigência vem sempre aumentando. Em algumas áreas, ter o tão sonhado diploma de graduação já não garante um bom cargo. Há casos em que é preciso ter cursos de aperfeiçoamento, MBA, especialização, mestrado ou até doutorado para se ter o cargo dos sonhos.

E somente a formação acadêmica não é o suficiente. Há outras competências e habilidades a serem desenvolvidas na busca de ser um profissional de excelência. Entre elas podemos citar a capacidade de se relacionar com seus pares e equipe, oferecer um serviço diferenciado e saber como se posicionar no mercado em que atua, afinal, para ser um profissional referência na área é preciso ser reconhecido como tal.

Para que você saiba como trilhar o caminho dos que chegaram a patamares superiores em suas áreas, elaboramos este artigo. Aprenda agora 6 dicas de o que fazer para alcançar a excelência profissional, ser reconhecido na área e conseguir sua realização. Continue a leitura e confira!

Dedique-se a algo que faça seus olhos brilharem

O primeiro grande ponto a se abordar pode parecer até infantil à primeira vista. Mas não é, pelo contrário, dedicar-se a algo de que você goste, verdadeiramente, é o primeiro passo para o sucesso.

É difícil ser um profissional de referência quando se acorda, todo dia, pensando em quando o expediente vai acabar para poder se dedicar a atividades que são mais interessantes. Se esse é o seu caso, não precisa pensar em mudar de emprego, mas comece a considerar que a excelência será bem mais difícil de ser alcançada — ou sequer será.

Para ser um profissional acima da média, como veremos a seguir, é preciso dedicação intensa. Quando você busca a excelência, é preciso passar horas (muitas) se dedicando a desenvolver habilidades em prol de um objetivo. Se você gosta do que faz, tudo flui, as horas passam rapidamente, você quer mais e mais estar em contato com o que está aprendendo, sua curiosidade aumenta, entre outras ações positivas. Do contrário, uma simples tarefa será um trabalho exaustivo.

Por isso, busque a excelência com algo que faça seus olhos brilharem. Naquilo com que você acorde animado para mais um dia de trabalho ou nem durma querendo aprender mais e mais. Assim, ser realizado profissionalmente e reconhecido na área serão consequências naturais.

Estude e busque sempre por novos conhecimentos

Um profissional referência na área nunca para de estudar, esteja certo disso. Com tanta informação disponível e se alterando o tempo todo, como temos hoje, atualizar-se é primordial.

Para isso, investir em cursos, leituras, participação em grupos de estudos e outras atividades que promovam novos conhecimentos e qualificação é fundamental. Por vezes, uma aula que você assistir hoje proporcionará ganhos equivalentes a anos de trabalho duro. Um livro lido pode ser a chave para o problema que tanto afligia você.

O estudo é um ponto fundamental para a excelência profissional, portanto, passe a encará-lo como parte de sua vida. Faça cursos constantemente, participe de encontros com outros especialistas da área e cultive a mentalidade de que os gastos — de tempo e dinheiro — com esse fim são sempre um investimento.

Pratique, pratique, pratique

Como bem apregoa a sabedoria popular, a prática leva à perfeição e também à excelência profissional. Por isso, pratique seu ofício à exaustão, torne-se perito no que você faz, a ponto de sua prática ser totalmente única.

Há quem afirme que para se alcançar perícia em alguma atividade é preciso ter, no mínimo, 10 mil horas de prática. Parece muito, à primeira vista. Mas se você considerar seu tempo de formação, perceberá que isso é possível. Imaginemos um caso em que o profissional queira ser referência em gestão de produção. Para isso, ele deverá ter resultados robustos, o que conseguirá apenas com anos de prática profissional.

Se ele começar a praticar gestão ainda na faculdade, como estagiário, ele já estará caminhando para se tornar perito nisso. Ele precisa continuar essa prática com constância e seriedade, aprofundado seus conhecimentos por meio de estudos, sempre com foco em melhores resultados, e a excelência chegará.

Outro ponto importante em relação à prática, é que ela deve perdurar depois que o reconhecimento de sua excelência chegar. Portanto, assim como os estudos, a prática é uma ação para a vida profissional toda. Até porque parar de praticar pode levar à obsolescência, e, certamente, esse não é seu objetivo.

Ofereça um serviço diferenciado

Para você ser referência na área, procure ser um profissional que faça a diferença em relação ao serviço prestado. Seja como colaborador em uma empresa ou como prestador de serviços, a qualidade do que você oferece deve ser especial.

Busque meios de ser único naquilo que faz, seja no trato com seu cliente ou na apresentação do seu serviço, sempre busque ser diferenciado e oferecer grande qualidade. Além disso, se você quer ter excelência, seja um profissional que apresenta uma qualidade superior em seus serviços. Isso fará todo à diferença em sua carreira.

Desenvolva sua capacidade de se relacionar bem

A imagem do profissional de sucesso que vive em um escritório isolado em suas tarefas não é mais o desejado nos dias de hoje. Portanto, desenvolver sua capacidade de se relacionar bem com sua equipe é fundamental para ser um profissional referência na área.

Seja empático e busque ser considerado um modelo por seu grupo de trabalho. Isso só tem vantagens a oferecer. Para começar, a partir do momento em que sua equipe tem você como profissional de referência, é muito mais fácil que outros membros da empresa também o vejam como tal. Desenvolver o lado relacional ainda faz com que seu trabalho flua com mais facilidade, que você seja submetido a menos pressão e que sua autoestima melhore.

Esses são pontos importantes para que você demarque sua posição no mercado, o que é fundamental para um profissional de excelência, como veremos a seguir.

Posicione-se no mercado em que atua

Como mencionado anteriormente, você, como profissional de excelência, precisa ser visto para ser considerado referência. Por isso, é preciso encontrar estratégias para se posicionar no mercado em que atua.

Hoje em dia, o meio digital é um grande aliado. Se você atua na área de consultoria, por exemplo, pode criar uma estratégia baseada na produção de conteúdo para começar a demarcar seu espaço no mundo virtual e construir sua autoridade perante seu público-alvo.

Se você procura ser um profissional referência na área, um ponto importante é ter paciência. Como você pôde observar, o processo em busca da excelência não é rápido. Leva tempo, demanda esforço e dedicação, então, não adianta ter a ideia de que isso será alcançado em meses, serão anos de maturação nesse processo.

Contudo, tenha certeza de que se você seguir as dicas trazidas aqui, tudo será mais fácil em seu percurso, e logo estará colhendo os louros de seu trabalho duro. Agora que você sabe como agir para ser um profissional referência na área, ficou alguma dúvida? Tem alguma dica a acrescentar? Conte para a gente nos comentários!