Como se destacar no trabalho? Essa é uma pergunta que passeia por seus pensamentos? Seja você recém-formado ou não, subir de nível na empresa em que atua é sempre uma boa ideia, não acha?! Por mais competitivo que o mercado esteja, sempre haverá companhias em busca de profissionais qualificados que se destaquem e que realizem sua função com eficiência e qualidade.

Portanto, ter uma estratégia de carreira é importante para quem quer ser um profissional de sucesso em sua área de atuação. Isso independe de seu emprego atual. Se você tem um objetivo, estabelecer pequenas metas e ter uma conduta laboral condizente a ele, ajudarão a chegar aonde quer.

Para que você possa começar a traçar sua estratégia profissional hoje mesmo, preparamos este artigo. Nele, ensinaremos como se destacar no mercado de trabalho e também em sua equipe. Confira!

Conquiste o seu espaço

Por mais conhecimento que você tenha, por mais preparado que esteja e por mais simpático que seja com as pessoas, não é só porque está ali que realmente faz parte do grupo. Pelas mesmas razões, não ache que pode já chegar querendo promover mudanças na empresa.

Chegue com calma, observe como o trabalho acontece, mostre resultados, demonstre o seu potencial, enfim, conquiste seu espaço. Dessa forma, logo surgirá a oportunidade de ser ouvido e de opinar nos processos. Quando você for realmente parte da equipe, muitas possibilidades surgirão e terá tempo e condições de aproveitá-las.

Apresente resultados

Seus resultados são sua melhor arma. Nesse ponto, vale a pena considerar, também, a produtividade. Afinal, não é muito interessante executar excelentes tarefas fora do prazo. É preciso ser produtivo e apresentar um ótimo trabalho. Dessa forma, você vai se destacar pela qualidade de seus serviços e poderá, inclusive, ser referência para outros colegas do grupo.

Aprenda sempre

Aproveite cada oportunidade de aprender, principalmente se ela for proporcionada pela empresa. Dedique-se a uma pós-graduação, invista em um curso de aperfeiçoamento ou vá àquela palestra que seu chefe ministrará no fim de semana. Todo momento de aprendizagem é importante para a sua carreira. Além disso, as organizações valorizam quem tem interesse em se capacitar.

Seja quem resolve

Nada melhor para se destacar no trabalho do que ser a pessoa que entra na situação a fim de resolvê-la. Para isso, esteja sempre atualizado sobre os procedimentos e processos que estão acontecendo em sua equipe e, se alguma ação sair errada, esteja pronto para solucioná-la.

Aprenda a lidar com críticas e opiniões divergentes

Não adianta, por mais que você tente, há momentos de sua vida profissional em que será criticado ou que a sua opinião divergirá da de seus colegas e chefes. Só que isso não deve ser visto como algo ruim. Escute seus pares e aprenda com eles.

Saiba crescer com a crítica recebida. Use-a para se tornar um profissional ainda melhor. Aproveite as opiniões divergentes a fim de conhecer o grupo ou para demonstrar maturidade ao reconhecer como o ponto de vista do outro pode ser mais interessante ou oportuno que o seu. Essas situações poderão fortalecer seu posicionamento na empresa e ajudar você a conquistar espaços maiores no grupo.

Seja responsável por suas ações

Sua decisão foi equivocada? O projeto atrasou? A análise que você fez da situação foi errada ou você aconselhou a equipe a assumir uma postura inadequada? Não importa, assuma suas ações e as consequências delas.

Não deixe que outras pessoas sejam responsabilizadas por atos que você cometeu. Por pior que sejam, isso sempre lhe gerará uma oportunidade de crescimento e aprendizagem.

Faça uma justa autoavaliação

Conhecer os pontos fortes e fracos de sua personalidade é muito importante para quem almeja uma carreira de sucesso. Nesse aspecto vale frisar que a ideia é fazer uma análise realista da situação e não se colocar na posição de vítima. Ao fazer uma justa avaliação de si mesmo, você tem a oportunidade de melhorar profissionalmente e de, assim, perceber oportunidades de como se destacar no trabalho e dentro de sua equipe.

Mantenha a motivação

Por mais difícil que seja, é importante estar sempre motivado com seu trabalho. Com motivação, você conseguirá terminar cada expediente com mais facilidade e sucesso. Além disso, seu ânimo vai contagiar o ambiente e outras pessoas de seu grupo poderão adotar essa postura.

Com isso, ganha a empresa, que passa a ter colaboradores mais motivados e, por consequência, mais produtivos, e os funcionários, que conquistam mais espaço na organização.

Seja proativo

Proatividade é pensar e agir além do esperado e de forma positiva. Um exemplo de proatividade seria pensar na solução de um problema antes mesmo de ele aparecer, sem ele sequer ter sido cogitado.

O proativo não pensa além para passar por cima dos outros ou para aparecer, mas sim por característica, por engajamento. E, o melhor, é que consegue envolver sua equipe nessa iniciativa. Por isso, as empresas valorizam esse tipo de colaborador, pois demonstra comprometimento com o papel que desempenha na organização.

Esbanje gentileza

Já dizia o ditado popular: “gentileza gera gentileza”. Mas não é só isso. Simpatia no ambiente de trabalho pode fazer com que você seja visto com respeito e admiração por seus colegas e superiores.

Portanto, elogie o trabalho bem-feito daqueles que convivem com você, colabore com sua equipe no cumprimento de tarefas, principalmente quando isso não for sua responsabilidade, ajude um colega a aprender uma nova habilidade, aja de maneira colaborativa e aceite ser ajudado. Agradeça sempre e respeite a individualidade do outro. São pequenas ações que farão grande diferença no dia a dia de todos, acredite!

Seja sempre discreto e reservado

Se o seu objetivo é crescer na empresa, o melhor é assumir uma postura discreta e não se envolver em situações controversas, como fofocas. Você passa muito tempo do seu dia no ambiente de trabalho, então, primar por um clima harmonioso é fundamental. E a fofoca acaba com isso.

As situações do dia a dia já são estressantes por si só, não é preciso mais um fator com que se preocupar. Por isso, por mais que a vontade seja grande, não se envolva em comentários e intrigas, deixe as fofocas de lado e foco em suas tarefas. Você não perde por ser discreto e reservado.

Busque a excelência

A excelência não é fácil de se alcançar, mas deve ser a sua meta. Ela não deve ser sua obsessão, afinal, lembre-se da máxima: melhor feito do que perfeito! Mas se você estabelece para si altos padrões, o desvio a isso será um trabalho, por assim dizer, menos excelente. Porém, se estabelece padrões medianos, o desvio a esse padrão será menos mediano. Percebeu a diferença?

Além disso, buscar a excelência vai levar você a estar em constante processo de aprendizagem e a ter uma série de atitudes que favorecem seu crescimento profissional e pessoal. Portanto, é preciso buscá-la com dedicação e investir tempo e energia nessa caminhada.

Você acabou de conhecer 12 maneiras de como se destacar no trabalho e dentro de sua equipe. O importante agora é elaborar uma estratégia que ajude a alcançar sua meta profissional e selecionar quais dessas possibilidades vão fazer parte dela. Ter uma carreira de sucesso exige esforço e dedicação, mas com informação fica mais fácil se preparar para isso.

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