Essencialmente, aprender como fazer networking possibilita conhecer pessoas que podem ajudá-lo a desenvolver sua carreira. Para se conectar efetivamente com elas, você não precisa ser a pessoa mais extrovertida do mundo. Basta dar um passo de cada vez, começando pelos profissionais que já fazem parte da sua rotina.

Adote a postura da escuta ativa, mantendo-se verdadeiramente interessado pelo que os outros dizem e fiquei atento às informações que são compartilhadas, pois elas podem servir de apoio para uma decisão ou oportunidade de trabalho. Fazer networking é uma forma de comportamento social, que tem algumas regras.

Continue a leitura para saber como fazer networking e entenda como essa prática pode mudar a sua carreira. Confira!

Baseie as suas relações na qualidade das informações

Praticar network significa estabelecer relações baseadas em informações. Você não deve se aproximar das pessoas apenas com o intuito de pedir uma oportunidade de trabalho. Em vários casos, uma rede de contatos profissionais se torna ruim porque muitos utilizam esse recurso apenas como meio para obter vagas de emprego.

O fato é que isso coloca as pessoas em uma situação incômoda. É bem provável que, na busca desesperada por um contato, ocorra uma abordagem equivocada a um profissional que não se conhece pessoalmente. Se ele não conhece você, é natural que ele não se sinta confortável e confiante para recomendá-lo a uma oportunidade profissional.

Comece a fazer networking pelas pessoas que já conhece

Observe o seu ambiente de trabalho. Pense em maneiras para se aproximar dos demais profissionais. Que tipo de assunto pode ser exposto para que uma conversa entre vocês flua naturalmente? Antes de uma reunião começar, por exemplo, você pode perguntar sobre a rotina de trabalho de alguém.

É muito importante que o networking seja iniciado por meio de uma conversa sem grandes pretensões, assim como ocorre nas amizades. Vocês já têm em comum um assunto, que é o trabalho. Expandi-lo para a área de atuação de vocês, o mercado e outros temas relacionados pode fazer com que o contato existente seja fortalecido.

Compartilhe ideias, conhecimentos e oportunidades

A ideia por trás do networking é que seja criada uma rede de contatos profissionais em que conhecimentos, ideias e oportunidades sejam compartilhadas. Reter uma determinada informação para si, nesse contexto, pode não ser uma boa ideia. Por isso, procure grupos de profissionais nas redes sociais para compartilhar o que você sabe.

O mesmo deve ocorrer com os profissionais com quem você tem contato no trabalho. Se estão buscando um novo analista na empresa em que um amigo seu trabalha, e você conhece alguém que esteja apto para assumir o desafio, chame-o para conversar. Apresente a oportunidade e disponha-se a indicar.

Evite falar mal dos outros

Quem fala mal dos outros cria um bloqueio em torno de si. As pessoas que percebem esse comportamento tendem a se afastar, pois o consideram tóxico e extremamente desnecessário. Isso pode levá-lo a perder oportunidades profissionais, pois as pessoas se conhecem. Imagine, portanto, se o alvo das críticas destrutivas for amigo de um conhecido?

Determinadas opiniões não devem ser emitidas, principalmente no ambiente profissional. Como esse espaço é altamente competitivo, outro profissional pode utilizar a sua fala para prejudicá-lo. Nada positivo é agregado em sua carreira ao emitir opiniões maldosas sobre os outros, apenas um estigma de que você é fofoqueiro, negativo ou antiético.

Evite julgar outros profissionais como “sem importância”

O fato de você ser trainee, por exemplo, não o coloca em uma posição de privilégio em relação aos outros. Nunca se sabe o amanhã, portanto, aquele profissional que hoje executa um trabalho mais operacional pode crescer e ser um dos líderes da sua ou de outra companhia. Então, classificá-lo como “sem importância” é um erro.

Todos os profissionais com os quais você se relaciona podem fazer parte da sua rede de contatos. Lembre-se de que essas pessoas também têm amigos e colegas de profissão, ou seja, têm acesso a ideias, opiniões, conhecimentos e oportunidades. Excluí-las da sua rede reduz as chances de conhecer outros profissionais.

Entenda as necessidades e expectativas dos outros

Já ouviu aquele ditado que diz “o mundo dá voltas”? Aplique isso ao dia a dia da construção do seu network. Cada profissional tem suas próprias necessidades e expectativas, portanto, entendê-las faz parte do seu dever. É desse modo que você consegue se aproximar das pessoas, conversar com elas e apresentar suas ideias.

Esse entendimento entre vocês gera empatia. De algum modo, elas vão desejar retribuir a sua gentileza. Quando estiverem diante de uma informação ou oportunidade muito importante, elas lembrarão de você, pois, no momento em que mais precisavam foi a sua iniciativa que contribuiu para a superação dos obstáculos.

Participe de eventos, cursos e redes sociais

Depois que você iniciou a sua rede de contatos pelos profissionais mais próximos, promova a expansão dela participando de eventos, cursos e redes sociais. Os cursos e eventos na sua área de atuação são excelentes para encontrar outros profissionais e fazer novos contatos, bem como saber como está o mercado de trabalho.

Nas redes sociais, você pode participar de grupos de discussão entre profissionais do seu segmento. Existe, inclusive, uma rede social em que o networking é um dos seus principais objetivos: o LinkedIn. Aproveite as facilidades que a tecnologia oferece para aumentar a sua rede de contatos e estabelecer novas conexões.

Praticar ativamente o networking é essencial para a sua carreira. Não confunda essa prática com o ato de se vender, pois ela é voltada para a construção de relacionamentos de longa duração e contribui com a sua reputação profissional. Por meio dela, você conhece e reúne pessoas que podem ajudá-lo a ascender em sua área de atuação.

Ao aprender como fazer networking, você desfrutará dos seus benefícios: fortalecimento das relações, novas ideias, crescimento profissional, acesso a oportunidades e informações importantes, além da obtenção de apoio e orientação de pessoas mais experientes. Essa é a chance de crescer no âmbito pessoal e no profissional.

Se você deseja ter acesso às possibilidades de crescimento, entre em contato conosco e conheça nossas opções de cursos! Aproveite para ampliar a sua rede de contatos e colocar em prática as dicas compartilhadas neste artigo.