Você é um bom líder? Tem autoridade da equipe? O grande ponto é que essa pergunta está relacionada à autoridade, não ao poder que lhe é inerente ao cargo de chefia. É importante esclarecer a diferença porque há uma distinção substancial entre ter autoridade e ter poder.

O poder é concedido pela empresa no momento em que você assume suas funções de gestor. Já a autoridade da equipe é conquistada, ou não, dia após dia, a partir de suas ações e trato com cada colaborador. É quase como as diferenças entre um chefe e um líder, do tipo que parece uma mera distinção vocabular, mas que, na prática, envolve uma série de condutas e resultados. Afinal, um time tende a ser mais coesa quando conduzida por um líder, não por um chefe.

Essa lógica permanece na questão da autoridade, e para que você possa aprender como ser um bom líder e não ser um chefe autoritário, preparamos este artigo. Aqui, você verá 7 dicas de como conquistar a autoridade da equipe. Porém, antes de chegarmos a elas, vamos conhecer um pouco mais sobre esse perfil de liderança que tende a gerar excelentes resultados em um time: o líder com autoridade. Continue conosco e boa leitura!

Líder com autoridade da equipe vs. chefe autoritário

Vamos começar a esclarecer esses conceitos-chave pelo modelo de chefe autoritário. Esse utiliza o poder que tem, em razão do cargo que ocupa, para conseguir os resultados que deseja de sua equipe. É comum gestores com esse perfil manterem certo distanciamento de seus colaboradores e imporem suas regras e decisões para a execução das tarefas.

Por ser uma gestão pouco democrática, os liderados, geralmente, não se sentem acolhidos nem valorizados e, basicamente, não se engajam nas tarefas que executam. Trabalham apenas pelo salário e se sentem desconfortáveis na presença do gestor. Esse, por sua vez, costuma apresentar o ponto fraco de cada colaborador perante o grupo, o que causa desconforto e até medo entre os membros da equipe.

Pode acontecer de esse tipo de chefe atacar algum colaborador quando se sentir acuado, para esconder alguma falha ou incapacidade sua. Dificilmente esse tipo de gestor valoriza ou solicita a opinião do grupo e tende a resolver os problemas sozinho. Uma das consequências desse tipo de gestão é o baixo rendimento, outra é a alta taxa de turnover. 

Por outro lado, em um modelo de líder com autoridade da equipe, o quadro é completamente diferente. Aqui, o gestor exerce influência sobre seus liderados e o time o vê com admiração. A autoridade lhe é concedida pelo grupo, que vê nele um exemplo a ser seguido.

O líder com autoridade respeita seus colaboradores, se interessa por cada um deles e se preocupa com o bem-estar de todos. Assim, tudo fica melhor, inclusive os resultados. Vamos às dicas de como você pode agir para se tornar um líder com autoridade e de sucesso.

Dicas para conquistar a autoridade da equipe

1. Mostre paixão pelos objetivos da empresa

Em geral, seus liderados vão ver você como exemplo. O seu entusiasmo com os objetivos e os projetos da empresa certamente contagiarão sua equipe e terão forte influência sobre a ação de todos. Portanto, mostre paixão por isso, demonstre sempre seu orgulho por fazer parte da organização. Isso fará a diferença e ajudará você a construir sua autoridade perante seu time.

2. Envolva todos integrantes da equipe

Lembre-se de que uma das características do chefe autoritário é impor ações e regras na execução da tarefa. Contrariamente, o líder com autoridade envolve os integrantes da equipe nas decisões e nas ações — e é isso que você deve fazer. Até porque essa atitude é capaz de trazer uma série de benefícios, afinal, seus colaboradores podem apontar soluções que, sozinho, você ainda não tinha vislumbrado.

Até mesmo nos momentos de estabelecer o fluxo de trabalho e delegar tarefas, a participação do grupo é muito importante. Essa é também uma excelente oportunidade para que você fique mais próximo da equipe e conheça melhor seus liderados. Isso pode, inclusive, ser útil para situações posteriores, nas quais você tenha que ter atitudes estratégicas, pois já terá mais condições de tomar decisões difíceis, uma vez que conhecerá melhor o perfil e as necessidades de cada um.

3. Demonstre confiança nos colaboradores

Sentir que o gestor confia em seu trabalho pode ser um excelente elemento de motivação e engajamento. Por isso, demonstre para sua equipe que você tem confiança no trabalho que ela desempenha.

Isso pode ser realizado em pequenas ações. O fato de delegar tarefas já demonstra confiança. Não fazer cobranças excessivas e fora dos momentos previamente combinados, também.

A confiança é uma via de mão dupla, e você perceberá como demonstrar que confia em seu time contribuirá para que eles também se abram para reconhecer sua autoridade. Lembre-se de que pequenas ações podem fazer grande diferença na gestão de pessoas.

4. Reconheça as contribuições dos funcionários

Ainda no que diz respeito às pequenas ações, nada como ter seu trabalho reconhecido por seus gestores, não é mesmo? Para ter autoridade da equipe, reconheça as contribuições de seus funcionários. Às vezes, um “parabéns pela ótima ideia” fará toda a diferença no dia e nos resultados de todo o time. E isso pode estimular novas contribuições e soluções.

Não sabe como fazer para seu time ser mais produtivo? Experimente começar por valorizar o trabalho, a ideia ou, simplesmente, o engajamento de cada colaborador. Comece a fazer isso hoje mesmo e observe como, em poucos dias, o ritmo da equipe será outro. Às vezes, um simples reconhecimento é o combustível necessário para o sucesso do grupo. Experimente! 

5. Solicite ideias para a equipe

Um líder de sucesso não necessariamente tem que ter todas as respostas. Pelo contrário, o melhor a fazer é consultar sua equipe para encontrar as melhores soluções para os problemas que precisa solucionar.

Portanto, sempre que estiver diante de uma tarefa, solicite ideias para a equipe. Isso vai fazer com que a solução tenha uma qualidade melhor do que se pensada apenas por uma pessoa. Além disso, ela surgirá em um tempo muito menor. Essa ação ainda vai ajudar você a demonstrar o quanto valoriza e confia no trabalho de todos, reforçando algumas ideias que já trabalhamos no texto.

6. Recompense os funcionários de alto desempenho

Outra ação importante que, além de favorecer sua autoridade da equipe, vai ajudar na produtividade do grupo, é recompensar os funcionários de alto desempenho. Afinal, todos merecem uns dias de folga ou sair mais cedo quando necessário como resultado do bom trabalho realizado. 

Isso também vai servir de estímulo para que mais colaboradores trabalhem com excelência e desejem ter um alto desempenho, se destacando dentro da equipe — o que é bom para você como gestor, para o grupo e para o próprio profissional. Então, pense em como é possível recompensar os funcionários que se destacarem em suas funções, aplique em seu time e confira os resultados!

7. Demonstre interesse pela equipe

Um ponto fundamental que contribui para a sua autoridade da equipe é demonstrar interesse por seus colaboradores. Procure mostrar que se importa com cada funcionário e, para isso, novamente, pequenas ações fazem toda a diferença.

Leve um café quando todos estiverem ocupados, pergunte pela saúde daquele parente que você sabe estar doente, incentive aquele colaborador com o qual você convive mais de perto a investir na pós-graduação almejada, convide o grupo para um almoço em determinada data. Enfim, realize pequenas ações que podem fazer com que seu time o veja com mais proximidade e empatia. Essas atitudes simples podem causar grandes impactos no trabalho do grupo e no sucesso da sua liderança.

Agora que você já sabe como conquistar a autoridade da equipe e, consequentemente, como ser um líder de sucesso, conte para a gente: qual dessas dicas você acha mais fácil de aplicar em seu time? Deixe sua resposta nos comentários!