Sem dúvidas, uma boa liderança é capaz de inspirar pessoas e trazer resultados incríveis para as organizações. No entanto, o trabalho de um gestor requer habilidades que vão muito além de saber coordenar uma equipe. É necessário reunir uma série de características para gerir pessoas de maneira efetiva.

Afinal de contas, a motivação é um dos principais fatores que influencia o alcance dos objetivos do negócio. Sabemos que colaboradores desmotivados podem impactar negativamente nos resultados. Por essa razão, é fundamental que os líderes estejam cada vez mais preparados, pois eles têm influência direta sobre a motivação dos funcionários.

De acordo com uma pesquisa realizada pelas universidades de Havard e de Stanford, um chefe ruim pode fazer tão mal à saúde quanto o hábito de fumar. Sendo assim, é melhor treinar para criar uma liderança inspiradora ou a saúde da sua empresa pode acabar sendo prejudicada.

Para ajudar nessa tarefa, compartilhamos a seguir, as principais exigências que o mercado exige a cerca das maiores habilidades de um gestor nos dias de hoje. Acompanhe!

1. Ter empatia

Muito se fala sobre a empatia como fator de sucesso no mundo corporativo, no entanto, a maior parte das pessoas limita o significado dessa poderosa habilidade. Mais do que saber se colocar no lugar do outro, a empatia diz respeito a criar uma conexão mais profunda.

O Rapport é uma técnica muito eficaz a fim de alcançar essa empatia e criar confiança. E consequentemente, gerar maior receptividade por parte dos funcionários. O primeiro passo para praticar esse método é entender os sinais verbais e não verbais que um colaborador está emitindo durante o diálogo para que o líder possa sintonizar com o seu comportamento.

Adaptar a comunicação cria um espaço de proximidade com as pessoas, pois elas se sentirão mais confortáveis. Ou seja, os gestos, a postura, o contato visual, a voz, a expressão corporal, entre outros aspectos, devem ser observados atentamente e replicados.

Ao aplicar o Rapport, o relacionamento entre o líder e os colaboradores se torna mais fácil e as possibilidades de uma mensagem ser transmitida com sucesso aumentam consideravelmente.

2. Saber trabalhar em equipe

Um dos equívocos mais comuns de vários gestores é não conseguir compartilhar objetivos e delegar tarefas. Dessa forma, muitas vezes os funcionários não se sentem parte de um projeto e tampouco têm interesse em contribuir.

Por essa razão, saber trabalhar em equipe significa que cada pessoa é capaz de identificar claramente a sua importância e o seu papel dentro de um time. E o gestor precisa ter habilidade para conseguir transmitir isso de maneira acertada.

Além disso, um verdadeiro líder também coloca a mão na massa e trabalha ativamente junto com a equipe para atingir os resultados esperados. A velha imagem de um chefe que apenas dá ordens está totalmente ultrapassada.

3. Se manter atualizado sempre

A velocidade das transformações no mercado está cada vez mais intensa e isso exige um acompanhamento constante. Para ser um líder de sucesso, estar atualizado é primordial. Isso permite, inclusive, que o negócio se antecipe e saia na frente da concorrência.

Estar atento às notícias de modo geral, é uma maneira que o gestor tem de compartilhar conhecimento com a equipe e inspirar o surgimento de novas ideias. Nos dias de hoje, estar antenado é um pré-requisito para todos os profissionais qualificados.

4. Reconhecer os resultados positivos

É muito comum encontrar gestores que criticam as falhas cometidas pelos seus funcionários e jamais reconhecem um acerto. Isso é extremamente nocivo para a relação em um ambiente corporativo.

Procure celebrar as conquistas da equipe, pois isso motiva as pessoas a continuarem se esforçando pela empresa. É importante ressaltar que, em alguns momentos, o gestor deve ser firme. No entanto, a máxima “elogie em público e critique individualmente” ainda é muito válida no mundo dos negócios.

5. Ter boa comunicação

Criar uma cultura de transparência entre o líder e a equipe traz muitos benefícios para o negócio. Um deles é o hábito da melhoria contínua, já que, por meio de uma comunicação direta, é possível dar e receber feedbacks constantes.

Desse modo, as pessoas são reconhecidas pelas boas práticas, mas também são alertadas quando algo não saiu como o esperado. Com isso, será possível fazer aperfeiçoamentos para manter a excelência!

6. Promover a capacitação do time

Outra habilidade essencial para um gestor de sucesso é apostar no crescimento do seu time. Assim, não só as pessoas se sentem motivadas, como a empresa será beneficiada. Afinal de contas, profissionais mais bem-preparados entregam um trabalho com mais qualidade.

Realize capacitações e treinamentos internos com frequência. Isso também demonstra que a companhia acredita tanto no seu colaborador, que está investindo constantemente nele.

Algumas ações de endormarketing também são muito indicadas para melhorar o clima organizacional por meio de estratégias de comunicação interna.

7. Ter autenticidade

Ser autêntico é o mesmo que ser verdadeiro na relação com a equipe. As pessoas se inspiram muito por profissionais que compartilham seus ideais, seu propósito de vida.

Além do mais, a honestidade para assumir possíveis falhas também é uma característica admirável. Um líder que se preze, assume a responsabilidade pelos seus equívocos, aprende com eles e compartilha a lição!

8. Ser bom ouvinte

Saber ouvir é um dos requisitos mais importantes de um gestor autêntico. É de suma importância dedicar seu tempo para escutar os funcionários e orientá-los. Essa é uma demonstração de que você está realmente interessado no que acontece com os seus colaboradores — e, certamente, eles também sentirão isso.

Assim, as possibilidades de surgir uma cumplicidade são enormes. Sabemos que esse fator é indispensável para criar uma relação de trabalho saudável.

Apontamos neste artigo as maiores habilidades de um gestor exigidas pelo mercado. Contudo, além de todas essas características, é importante salientar que o uso da tecnologia é indispensável para um líder de sucesso.

As ferramentas disponíveis são aliadas de peso para garantir a produtividade de uma equipe. Portanto, busque esses recursos para ajudar nessa missão de liderança!

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