Você já pensou em investir em um curso de qualificação profissional? Ele pode ser uma excelente opção para sua carreira. Isso porque, depois de um tempo de trabalho em uma empresa, é comum surgir o desejo de conseguir uma promoção ou, até, chegar a um cargo de supervisão. Contudo, em algumas áreas, apenas ter o conhecimento prático e de execução da tarefa não é o suficiente. Para chegar a níveis mais altos, é preciso também ter conhecimentos sobre gestão e estratégia.

É aí que entra o curso de qualificação profissional, que visa a ajudar a desenvolver habilidades específicas e direcionadas às suas necessidades profissionais. Esses cursos podem fazer com que você se torne um colaborador mais eficiente, em um curto espaço de tempo, e suba alguns degraus em sua carreira.

Porém, com a ampla oferta que se vê atualmente no mercado, como escolher o curso de qualificação profissional mais adequado? É com isso que este artigo vai lhe ajudar: preparamos 8 dicas para selecionar a melhor opção. Assim, você vai se tornar um profissional ainda mais capacitado e de sucesso. Confira!

1. Escolha a modalidade do curso

A primeira decisão que você precisará tomar é se o mais adequado às suas necessidades é realizar um curso presencial ou virtualmente. Essas duas modalidades de ensino são excelentes opções.

No ensino a distância, existe a vantagem de realizar as aulas no seu ritmo e de adequar seu horário de estudo ao seu estilo de vida. Desde que você tenha disciplina e comprometimento, o ensino a distância apresenta excelentes resultados. Já, se você acha a interação com o instrutor e com os colegas de turma uma importante etapa do processo de aprendizagem, o curso presencial é a melhor opção.

2. Defina os seus objetivos

Começar um curso de qualificação sem saber quais são os seus objetivos com ele é a mais pura perda de tempo e de dinheiro. Pense que fazer essa formação é um grande investimento de expectativas, tempo, dinheiro e emoções. Por isso, você não pode fazer só por fazer.

Antes de escolher um curso, reflita profundamente sobre a questão. Verifique a utilidade prática dele em sua vida profissional. Calcule o quanto ele poderá proporcionar de retorno financeiro. Pondere se você gostaria de realizar a qualificação em razão dos conhecimentos que vai adquirir ou pelo status que ela será capaz de gerar. Se você tem um objetivo claro quanto ao curso, até as horas de aula serão mais interessantes.

3. Identifique as demandas do mercado

Há habilidades muito interessantes para se desenvolver, mas de que, infelizmente, o mercado de trabalho não precisa. Seja por excesso de mão de obra ou por ser uma função que está ficando obsoleta (datilógrafo, por exemplo). Por isso, é fundamental fazer esta pergunta antes de escolher um curso de qualificação profissional: o mercado de trabalho necessita de alguém com essa habilidade?

Se a resposta a ela for mais ou menos, pense em não levar adiante a decisão de se dedicar à formação. Afinal de contas, o mais interessante de um curso de qualificação é aprender e logo aplicar seus novos conhecimentos em seu trabalho. Se o mercado não tem interesse no que você vai estudar, como você vai praticar a nova habilidade? Pense nisso.

4. Pesquise sobre a instituição

Antes de escolher uma instituição para fazer uma formação, é fundamental que você se certifique de que ela é confiável. O mais importante é saber se os cursos oferecidos por ela são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Busque informações sobre os professores e pesquise a reputação da instituição em redes sociais. Isso vai ajudar você a fazer sua escolha com mais segurança.

5. Analise a grade do curso

Nem sempre um curso é o que o título sugere. Na hora de você escolher ao que vai se dedicar, analise o conteúdo programático dele. Verifique se todas as suas necessidades serão contempladas ao longo das aulas.

Com esse simples procedimento, é possível evitar frustrações e garantir que o curso de qualificação escolhido vai, de fato, completar a lacuna em sua prática profissional. Se você sente que precisa se dedicar mais à gestão, por exemplo, certifique-se de que esse conteúdo será amplamente abordado.

6. Busque indicações

Quanto mais informações você tiver sobre o curso em que está interessado, melhor. Se ele for recomendado por algum conhecido, excelente. Apesar das referências que conseguimos pelas redes sociais, o bom e velho boca a boca ainda é o que nos deixa mais tranquilos na hora da escolha. Por isso, busque indicações com colegas de trabalho; não poupe esforços para tomar essa decisão com o máximo de segurança possível.

7. Tenha foco

Lembre-se de que você precisa ter um objetivo com o curso que pretende fazer. É muito comum alguns profissionais realizarem formações sem se preocuparem com a qualidade, apenas para ter o certificado. É usual também que algumas pessoas façam cursos que não são coerentes entre si e com a área em que atuam.

Sendo assim, não é interessante investir em várias qualificações. Mais vale um curso que vá impulsionar você em seu emprego, do que vários que não se relacionam ao seu trabalho. Porém, se esses cursos formarem uma unidade entre si e com a sua atuação profissional, eles só somarão à sua carreira, pois contribuirão para sua performance.

8. Analise a duração dos cursos

Um dos pontos positivos dos cursos de qualificação profissional é sua duração. Alguns são de curta duração e você investe um sábado ou um fim de semana para cursá-los. Outros, um pouco mais extensos, podem ser feitos ao longo de alguns fins de semana. Isso se a opção for de cursos presenciais.

Dessa forma, é possível ter resultados robustos em um curto espaço de tempo. Vale considerar, ainda, que esses cursos não demandam a realização de um trabalho final, já que são mais práticos. Com isso, você não tem a falta de tempo como justificativa para não se dedicar a um curso de qualificação profissional.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, nesse contexto, ser um profissional capacitado e qualificado é um diferencial. Isso conta tanto para conseguir um novo emprego quanto para conquistar novas posições em seu trabalho atual.

Então, não perca tempo e escolha já o curso de qualificação profissional ideal para você e para o seu sucesso. Quer mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco, nós podemos ajudar!