Imagine sua carreira como um pequeno barco navegando no mar. Que rumo você vai dar a ele? Vai deixá-lo navegando em pleno alto-mar, ao sabor das tormentas, ou pegará o leme com firmeza, direcionando-o rumo a um destino seguro?

Se você se preocupa com sua vida profissional e deseja ter uma carreira ascendente, é bem provável que esteja disposto a dar o rumo certo ao seu barco (no caso, a sua carreira). Acertamos? Ótimo! Você está mesmo na direção certa.

Só que para navegar rumo ao sucesso profissional é preciso seguir as coordenadas corretas, sob pena de não chegar ao destino desejado. E, nesse caso, o roteiro para uma navegação perfeita tem nome: plano de carreira.

Mas como fazer esse planejamento de forma estratégica? Acompanhe este artigo e confira 6 dicas para ajudar você nessa importante tarefa que definirá seu futuro profissional!

1. Pense além do diploma de graduação

Algumas pessoas têm a ideia de que para conseguir o sucesso profissional basta ter em mãos o famigerado diploma de graduação. Só que a realidade não é bem essa! Aqueles que querem, de fato, galgar uma trajetória de sucesso, almejando se tornar um profissional de excelência, precisam ir além.

É necessário ter um roteiro traçado, com objetivos bem definidos e estratégia específica para acertar o alvo. Em outras palavras, é preciso ter um plano de carreira bem definido.

2. Reflita sobre o seu estado atual (e pense aonde quer chegar)

O primeiro passo para traçar um planejamento de sucesso é, sem sombra de dúvidas, fazer uma reflexão de sua trajetória. O profissional precisa ter a noção exata de onde está e aonde quer chegar. Para isso, siga os passos adiante:

  • imprima a versão mais atualizada do seu currículo (aquele que você distribuiu no seu último processo de seleção);

  • sente-se em um lugar tranquilo e analise-o criticamente, como se aquele currículo fosse de outra pessoa;

  • anote pontos positivos e fraquezas, imaginando o que está faltando para que ele seja classificado como “excelente”.

3. Trace metas e objetivos claros

Agora que você já refletiu sobre sua situação e conhece os pontos fortes e fracos do seu perfil profissional, chegou a hora de escolher metas e elencar prioridades.

A analogia utilizada no início deste artigo mostra a importância de elaborar um plano de carreira: seguir o rumo certo para avançar na profissão, alcançando a segurança e estabilidade.

Com um plano traçado será mais fácil definir com clareza quais devem ser os rumos do seu desenvolvimento. Isso tudo faz com que o profissional, ao longo de sua trajetória, encontre maior realização pessoal, afinal sabe bem onde está e aonde quer chegar.

Planejamento financeiro

Sem contar que com um plano de carreira bem estabelecido, será possível até mesmo ter um planejamento financeiro mais adequado e realista, afinal a pessoa saberá precisamente em que momentos terá que investir mais em educação e em qual época poderá usufruir dos benefícios da estabilidade no mercado de trabalho.

Agregue valor

Refita principalmente sobre o que está faltando no seu currículo, ou seja, aquilo que poderia agregar valor: cursos de idiomas, especializações em áreas específicas, produção científica, dentre outros. Faça isso pensando em possíveis áreas de interesse. Defina claramente o que você deve fazer para se especializar nessas áreas escolhidas e melhorar seu currículo com um foco preestabelecido.

4. Esteja pronto para se reinventar

Alguns profissionais deixam o mercado estabelecer os rumos de sua carreira. Isso não é nada bom! Você é quem deve avaliar o que, de fato, é bom para sua carreira, traçando um plano evolutivo. Se deixar levar ao sabor do mercado pode ser um péssimo negócio! Tudo é suscetível a mudanças, inclusive o mercado de trabalho.

Caso, por exemplo, o cenário de instabilidade econômica afete sua carreira e aponte outras áreas como tendência, é preciso estar preparado. Dessa forma, esteja sempre disposto a se reinventar para trabalhar em outros ramos, assim sua trajetória profissional não sofre prejuízos. Nesse ponto, a capacitação se torna muito importante porque abre novos rumos para a carreira.

5. Invista em qualificação

É bem provável que as metas definidas em seu plano tenham total relação com qualificação. Isso é ótimo, afinal aperfeiçoamento é uma palavra que não pode faltar em um bom plano de carreira.

Uma excelente forma de se manter ativo no quesito educacional é por meio da realização de cursos. Hoje o que não faltam são opções para melhorar o currículo.

Pós-graduação

Uma especialização ou um mestrado, por exemplo, são excelentes apostas para quem deseja se atualizar: além de importantes para o currículo, ainda possibilitam ao profissional aumentar sua rede de contatos profissionais, se atualizar em uma área específica e, até mesmo, abrir portas para trabalhos na docência.

Além disso, cursos livres e de atualização, bem como a participação em feiras e congressos voltados ao seu segmento também são muito importantes. Por isso, esteja sempre aberto para os estudos e informado sobre os eventos da sua área de atuação.

6. Seja dedicado e disciplinado

Não basta ter um bom plano de carreira. É preciso se certificar de que ele está sendo cumprido e que os objetivos estão sendo alcançados. Faça uma análise anual do seu plano de carreira para se assegurar que você está realmente cumprindo o que foi estabelecido ou se não está se afastando do foco planejado. 

Além do mais, essa etapa será importante também para a reprogramação das metas definidas no plano inicial, afinal um planejamento sempre pode ser melhorado, não é mesmo?

Em resumo, o plano de carreira nada mais é que uma espécie de planejamento estratégico que o profissional deve traçar para o seu caminho profissional, delimitando claramente o que precisa ser feito para alcançar o objetivo.

Conseguiu compreender a importância de um bom plano de carreira? Com essas dicas, você está preparado para elaborar um planejamento de dar inveja em qualquer profissional de renome. Não perca tempo e comece agora a programar seu futuro!

Quer continuar sua empreitada rumo a uma carreira de destaque? Leia este artigo sobre qualificação profissional e busque se aperfeiçoar cada vez mais. Boa sorte!