Ser mais produtivo no trabalho é uma de suas preocupações? Saiba que esse é um tema que deixa inquietos muitos gestores e funcionários Brasil afora. A produtividade é boa tanto para o empregador, que vê sua empresa ter resultados melhores, quanto para o trabalhador, que se sente mais seguro e motivado ao cumprir suas tarefas com eficiência.

Contudo, nem sempre é fácil ser produtivo. O dia a dia está cheio de armadilhas para tirar você do foco e reduzir a sua produtividade. Celular, internet e conversa com o colega da mesa ao lado são exemplos do que pode atrair sua atenção durante o trabalho e fazer com que você deixe de executar as tarefas. E, aí, lá se vai o seu rendimento.

Mas não se preocupe. Vamos ajudar você a resolver essa questão e a obter melhores resultados em seu meio profissional. Afinal, nada melhor do que ser mais producente para demonstrar engajamento e dedicação à empresa em que trabalha, certo?! Continue a leitura deste artigo e confira 10 dicas para ser mais produtivo e otimizar resultados.

Como ser mais produtivo no ambiente de trabalho?

Para aumentar a produtividade no trabalho, você vai precisar de estratégia e disciplina a fim de seguir as dicas que vamos apresentar aqui. Porém, antes de entrar nesse tópico, é preciso considerar algumas questões. Ter dias pouco frutíferos é comum. Às vezes estamos cansados, estressados e acabamos rendendo pouco.

Mas se a baixa produtividade passa a ser uma constante, talvez seja interessante você repensar seu lugar na empresa. Seu rendimento tem íntima relação com sua satisfação no emprego e, certamente, seus gestores estão atentos a isso. Se não é esse o caso e, mesmo assim, você se sente desanimado frequentemente, considere procurar ajuda profissional. Às vezes, questões de outras áreas de sua vida podem repercutir em seu desempenho no trabalho.

Para você conseguir resultados melhores em seu dia a dia, acompanhe as dicas.

1. Planeje seu dia

Crie o hábito de reservar 10 minutos no final do seu expediente para planejar o dia seguinte. Organize suas tarefas por ordem de prioridade e verifique as reuniões que terá.

Com isso, você pode ir para casa sem pensar no que terá de fazer no dia seguinte. Outra vantagem é ganhar tempo quando chega ao trabalho, pois já sabe exatamente o que terá de fazer.

2. Evite o perfeccionismo

Há uma frase que precisa ficar sempre à vista de pessoas perfeccionistas: “o feito é melhor do que o perfeito”. Às vezes você fica tão preocupado em fazer o relatório perfeito para o seu gestor, que não faz relatório algum. E, com isso, sua produtividade cai consideravelmente.

Por mais difícil que seja, você precisa deixar o perfeccionismo de lado e produzir. Ter um relatório pronto, entregue no prazo e que possa ser aprimorado, passa uma imagem muito mais comprometida do que não entregar. O perfeccionismo anda na contramão da produtividade; deixe-o de lado e você, com certeza, vai conseguir ser mais produtivo.

3. Saia do ar

Por mais que a internet seja excelente a fim de nos conectar ao mundo, para a produtividade no trabalho ela pode ser muito prejudicial. Nesse caso, a melhor opção é sair do ar.

Quando você for se concentrar para realizar alguma tarefa, deixe o celular ativado apenas para chamadas urgentes. No computador, ative apenas os avisos de e-mails enviados por chefes e contatos mais importantes. Esqueça as redes sociais durante o expediente. A sua tarefa é o seu foco!

4. Mantenha o foco

E por falar em foco, não caia na cilada de achar que ser multitarefas vai aumentar a produtividade. Mantenha o foco. Por mais que você julgue que consegue fazer várias atividades ao mesmo tempo, não leve essa prática para o trabalho.

É cognitivamente contraproducente tentar realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Uma boa analogia é a da lupa e os raios solares. Quando os raios estão convergindo para um só ponto, através da lente da lupa, eles têm sua potência aumentada a tal ponto que é possível gerar fogo.

Porém, quando dispersos no ambiente, esses mesmos raios solares produzem um efeito bem mais fraco. Ou seja, sua energia concentrada em uma única tarefa, com foco, terá um resultado muito melhor do que dispersa em várias atividades.

5. Faça listas

Organize suas tarefas por listas. À medida que for cumprindo as atividades, vá riscando cada uma delas. Essa simples prática vai lhe causar uma sensação de dever cumprido. Isso vai, inclusive, lhe dar ânimo para fazer mais tarefas e ser ainda mais produtivo.

6. Faça pausas programadas

Você conhece a técnica Pomodoro? Ela ensina a manter foco total em uma atividade durante determinado tempo, algo em torno de 25 minutos, e, ao fim desse ciclo, realizar uma pausa de uns 5 minutos. Isso ajuda a ser mais produtivo e faz com que você se sinta menos esgotado ao final de uma manhã inteira de atividades, por exemplo. Essas pequenas pausas darão nova energia ao seu trabalho.

7. Use os aplicativos certos

A tecnologia pode ajudar na sua produtividade, desde que usada da maneira adequada. São muitas as ferramentas que podem lhe ajudar durante seu trabalho, como: compartilhamento de agenda, lista de tarefas, bloqueio de e-mails, compartilhamento de projetos, entre outros. Basta você escolher as mais adequadas ao seu caso.

8. Crie uma rotina

Ter uma rotina em seu trabalho é excelente para ser mais produtivo. Estabeleça hábitos e atividades para serem cumpridos ao longo do dia. Não copie de seu colega, nem procure na internet uma rotina eficiente. Crie a sua, afinal, só você conhece seu ritmo e suas demandas.

9. Pratique exercícios físicos

Suas ações no ambiente de trabalho são muito importantes para que você seja mais produtivo e tenha melhores resultados em sua carreira. Contudo, suas atividades fora da empresa também influenciam em seu rendimento. Ter o hábito de praticar exercícios físicos é uma delas.

A atividade física ajuda a manter a saúde em dia, a reduzir o estresse e a aumentar a produção dos hormônios ligados à felicidade — elementos que influenciam diretamente seu desempenho profissional. Por isso, se você quer ser mais produtivo no trabalho, não descuide de sua saúde e pratique exercícios físicos.

10. Durma bem

Para fechar as dicas de produtividade, uma que não pode faltar: durma com qualidade. Seguir as 9 dicas anteriores não vai servir para nada se seu sono for insatisfatório. Você continuará cansado e renderá pouco. Portanto, a fim de ser mais produtivo, durma!

Implementar essas 10 dicas em sua rotina requer disciplina e persistência. Mas você vai conseguir, afinal, os resultados serão excelentes. Pense na promoção que pode acontecer por ser mais produtivo. Ou nas boas recomendações que seus gestores poderão fazer de você no futuro. O esforço vale a pena, pois, ao demonstrar engajamento e eficiência em seu trabalho, sua carreira só tende a prosperar.

Agora, você conhece 10 maneiras de ser mais produtivo e, com isso, conseguirá otimizar seus resultados e se destacar no trabalho. Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais! Assim, seus amigos também poderão conhecer o caminho para ter mais sucesso profissional.